Construção a seco


Principais vantagens do Light Steel Frame

 

Talvez você nunca parou para pensar sobre isso, e provavelmente não deve saber muito a respeito do tema. Não quero aqui generalizar, mas também sei que este assunto não interessa a todos. Principalmente porque a maioria das pessoas não sabem nem sequer o que é Light Steel Frame. Pois bem, irei explicar um pouco sobre este sistema inovador e suas vantagens.

Tudo começou nos Estados Unidos entre os anos de 1810 e 1860 quando muitas pessoas migravam para os EUA em busca de melhores condições de vida. Com isso a população americana aumentou mais de dez vezes, e com este crescimento veio também uma enorme demanda por moradias e estabelecimentos comerciais e públicos como: escolas, lojas, hotéis, bares, hospitais entre outros. Influenciado pelos conceitos da Revolução Industrial, começaram a buscar por formas construtivas que fossem rápidas, práticas e produtivas. Surgiu então o sistema conhecido como “Wood Frame”, que consistia basicamente em edificações onde toda a estrutura era feita de madeira, material abundante naquela época e região, tornando-se o tipo mais comum de residência americana.

 

Esta foto mostra o primeiro protótipo de residência em Light Steel Framing na Exposição Mundial de Chicago em 1933.

 

Em torno de 100 anos mais tarde, a partir do grande desenvolvimento da indústria do aço nos Estados Unidos, foi lançado na feira mundial em Chicago o protótipo de uma casa residencial em Light Steel Frame, onde o aço substituía a estrutura de madeira. Com isso, houve uma expansão e hoje este sistema já é realidade em todo o mundo, e o Brasil não poderia ficar de fora.

Aço produzido pela Usiminas

Atualmente o mercado brasileiro já se encontra amadurecido com uma vasta gama de produtos 100% nacionais, o que vem contribuindo para baixar os custos cada vez mais e com isso muitas outras vantagens como:

  • Produtos padronizados, produzidos industrialmente, onde toda a cadeia produtiva e matéria prima passam por um rigoroso controle de qualidade
  • Facilidade na montagem, por ser muito leve, porém resistente e seguro
  • Rapidez na execução, assemelhando-se com sistemas de linha de montagem
  • Utilização de materiais 100% recicláveis
  • Mínimo de desperdício podendo chegar a menos de 3% de perdas
  • Excelente isolamento termo acústico
  • Facilidade de instalação e manutenção de sistemas hidráulicos e elétricos
  • Flexibilidade em compatibilização de projetos arquitetônicos

 

Por essas e muitas outras vantagens, o LSF (Light Steel Frame) vem ganhando adeptos cada vez mais no cenário nacional, dentro e fora do meio acadêmico. Muitos estudantes e profissionais da construção civil, como engenheiros e arquitetos, tem buscado cada vez mais por conhecimento e aperfeiçoamento neste setor. O ponto positivo disso tudo é que todos ganham. A sociedade com obras mais eficientes e confortáveis, com geração de empregos e movimentação da economia com um sistema que é capaz de devolver em tempo recorde o investimento empregado.

 

Como costumo dizer, isso não é mais o futuro, isso é o presente! É preciso divulgação e incentivo por parte dos governos e canais de comunicação, para que mais pessoas possam ter acesso a moradias dignas, sejam elas de baixo, médio e alto padrão. Precisamos de menos preconceito e mais conhecimento a respeito deste sistema LSF, pois só assim venceremos as barreiras das desigualdades sociais que tanto assolam os brasileiros, principalmente no que diz respeito à moradia digna, onde muitas vezes vemos as cidades crescerem de forma desordenada e injusta, onde favelas surgem do nada sem as mínimas condições para a dignidade humana.

Acredito muito que este sistema construtivo se for levado a sério pelos órgãos competentes, tem um grande potencial para minimizar os problemas de moradia, dando a todos as condições de terem um teto seguro, confortável e eficiente, impactando minimamente no meio ambiente, devido à redução de descartes e a ótima adaptabilidade com outros subsistemas como geração de energia, captação de águas pluviais. A utilização de materiais reciclados e recicláveis também é um forte aliado que ajuda e muito na aceitação por parte das pessoas engajadas nos movimentos ambientais e sociais.

Entrevista para Inter Tv dos Vales

Por isso é importante este papel informativo e educador de quem participa dos setores formadores de opinião, pois quanto mais conhecido e divulgado for o sistema LSF, mais benefício será capaz de trazer para a sociedade de forma geral.

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *