O STEEL FRAME VEIO PARA FICAR


O sistema Light Steel Framing, que já é utilizado no Brasil desde a década de 1990 vem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro e também no Vale do Aço. Este sistema chegou para substituir a alvenaria tradicional e artesanal por um sistema industrializado onde se torna mais fácil o controle dos gastos do acompanhamento e desempenho permitindo uma obra limpa, rápida e com acabamento superior á alvenaria tradicional. É composto por perfis leves de aço galvanizados, painéis de gesso acartonado, lã de rocha/vidro ou até mesmo lã de PET e chapas externas de fibrocimento, tendo como principais características uma total flexibilidade arquitetônica  com alto produtividade, uma construção limpa e seca, com grande redução de desperdício de materiais causando assim um menor impacto ambiental, tem excelente desempenho térmico e acústico.

Origem e história
Para definir os antecedentes históricos do Light Steel Framing é necessário remontar aos Estados Unidos, no Século XIX. Naqueles anos, a população do país multiplicou-se por dez sendo necessário recorrer aos materiais disponíveis localmente e a métodos práticos e céleres que permitissem aumentar a produtividade na construção de novas habitações. A madeira, que era já o material de eleição dos povos colonizadores, passou a ser utilizada no novo continente como principal elemento estrutural dos edifícios habitacionais e assim permaneceu até hoje.

Conforto
Espera-se que os edifícios mantenham os seus ocupantes confortavelmente protegidos dos elementos. Qualquer espécie de construção, desde fábricas a supermercados, vivendas a centros comerciais, deverão providenciar um ambiente interno apropriado para as atividades mantidas no seu interior, independentemente das condições exteriores. Portanto, diversos atributos são necessários para que uma casa ofereça aos seus habitantes o necessário conforto. As construções com estrutura em aço distinguem-se no isolamento térmico e acústico e na regulação da umidade no ambiente. Assim, este tipo de estruturas é cada vez mais popular em países como os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Países Nórdicos, França, Alemanha, Coréia do Sul e Japão.

Como se pode ver nesta breve apresentação o Steel Framing veio mesmo para ficar e a cada vez mais iremos deparar com este tipo de obra por todos os cantos do pais não causando espanto quanto a preconceitos causados por falta de conhecimento sobre ao assunto, um detalhe importante que precisa ser vencido é a questão cultural do brasileiro que esta acostumado com edificações robustas feitas de forma antiquadas, dispendiosa e pouco eficiente para dar lugar ás tecnologias disponíveis no mercado no setor de construção civil.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *